segunda-feira, 14 de março de 2016

ATÉ QUANDO CORRUPTORES E CORROMPIDOS... por Sara Menck



CORRUPÇÃO



Segundo vários dicionários, corrupção é ato de corromper alguém, ou algo. Tipo de coisa que se faz a fim de se obter vantagens em relação ao outro.  Tipo de ação considerada ilegal e ilícita.


De acordo com estudiosos, esse vocábulo " surgiu  do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, "decompor e deteriorar algo". É entendida como ato de subornar, tanto por meio de dinheiro, ou  presentes. É uma atitude fria e calculista cujo objetivo é a troca de benefícios com interesses próprios. 


É um verdadeiro jogo sujo de interesses, quando ambas as partes compactuam e aceitam sem  contratos, palavras ditas, ou escritas. O corruptor lança mão do que pode oferecer e o corrompido aceita passivamente. 


Há vários tipos de corrupção. Para tanto, basta que haja um interesse apenas. Vivemos um momento em que isso já está banalizada. Já temos visto textos que justificam a corrupção política pelas diferentes corrupções entre as pessoas comuns.


Já vimos perguntas do tipo: "quem é o pior: o que corrompe, ou aquele que defende o corruptor?".  Nem dá pra qualificar, porque tanto um quanto o outro sabe e age de acordo com os seus interesses e hipocrisias.


Atualmente, temos visto uma marca registrada que mostra  bem qualidades de seres com tais atitudes. Mentem. Tem memória curta e acreditam na própria mentira.  

Alguns são bons nos discursos convincentes. Eloquentes.  Persuasivos. Convencem não só os outros, como eles próprios. São excelentes manipuladores e capazes de se tornarem vítimas, sem que muitos percebam seus discursos vazios.  Zombam daqueles que dominam, apesar disso, os mantêm seguros em seus laços traiçoeiros.

Hoje me pus a pensar a respeito dessa coisa. Lembrei-me de situações em que percebi  trocas de favores em interesses próprios e o modo como se deixaram levar.  E isso não é algo distante de pessoas consideradas do "bem".  Acontece mesmo em muitos e diferentes lugares. 




Apesar disso, hoje vejo que é uma ilusão pensar que, um dia, estaremos livres dessa coisa medonha e intratável.  Esse é um mal que acompanha a humanidade, multiplica-se, desvirtua, devassa, arregaça costumes e hábitos, imoraliza. 



Ainda assim há quem faça a sua parte; preste contas a si mesmo e não se deixe decompor, deteriorar-se, corromper-seser corrompido, ou corromper o outro.  


Sara Maria  em  14/03/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário