sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O LIVRO, A ESCRITA E A LEITURA por Sara Menck

 



O LIVRO, A ESCRITA E A LEITURA 




Escrevi este texto para uma turma de 8ª série do ensino fundamental, atual 9º ano. Era o ano de 1993, momento em que eu realizava uma pesquisa a respeito de leitura para um trabalho acadêmico. Essa mesma turma encenou e apresentou esse texto. Fiz uma gravação da encenação deles. E fiquei encantada com o resultado do trabalho.

 Naquela época, eu pensava que  tinha uma varinha mágica em minhas mãos. Hoje tenho plena certeza de que a varinha mágica estava era nas mãos deles.

Depois,  em 1994, a minha irmã - Terezinha Menk - professora primária da rede municipal de ensino, estava se aposentando e o seu último trabalho na escola, no final daquele ano, foi apresentar este mesmo texto com estudantes do 4º ano (atual 5º ano) do ensino fundamental. Também tenho uma gravação da peça apresentada por essas crianças. Confesso que fiquei emocionada com aquele resutlado. Elas souberam ser fiel ao texto e  representar as personagens: o livro, a escrita e a leitura de modo ímpar. 

 Vamos ao texto?



Caracterização das personagens:

Livro: Uma caixa grande, formatada como um livro e dentro da caixa , um aluno, com a cabeça, mãos e pés de fora.

Escrita: Estudante vestida de preto. Se for menina: Saia curta preta, blusa preta, meias finas pretas e sapatos pretos. Em toda a sua roupa devem ser pregados letras. Palavras.

Leitura: Toda de branco. Se for menina, usar saia curta, blusa e meia fina.

Cenário: Biblioteca

Musica: Caderno (Toquinho e Vinícius

TOCAR A MÚSICA – O Caderno de Toquinho e Vinicius.

Início da peça - 

(A Leitura entra e começa a mexer nos livros. Diminuir lentamente o som até ficar bem suave. E então um livro - que está em um canto qualquer da biblioteca - conversa com a Leitura envolvida também em procurar um livro...)

LIVRO – Oi, quem é você?

LEITURA – Oi... Eu???  Ah,  Eu sou a atividade fundamental desenvolvida pela escola para a formação dos alunos. Sou a LEITURA...  E você??? parece tão tristinho, por quê?




LIVRO – Ah, Nem sei! Estou só... muito só... Ninguém me quer...

LEITURA – Você? !? Um livro só!?? Você não imagina o  companheirão  que você é!!!

LIVRO – Eu?? Companheirão??  Não sei não. Sabe, estou nesta biblioteca há muito tempo e sabe quantos já me leram?

LEITURA (curiosa)  - Quantos??
LIVRO – Ninguém... Quero dizer algumas pessoas dão uma olhada em algumas palavras e vão embora...

LEITURA – Ih... Ta mal, heim!?

LIVRO – Sabe, Leitura, o problema é sério. Há poucos leitores nesta escola. Eu queria tanto sair daqui. .. conhecer outros lugares, pessoas e ate alguns quartos...garotas...

LEITURA  Nossa...  Por que será que ninguém te pega para ler?

LIVRO  -  É que sou feio,  horroroso. Minhas letras são pequenas. Ai, como sou infeliz... Um livro virgem!!! Quando é que  alguém vai me  ler inteirinho??

(toca a musica – som alto – a ESCRITA entra dançando bem devagar)
Diminuir lentamente o som.

ESCRITA – Eu conhece um pessoalzinho que está aprendendo e pode te ler...

LIVRO – Não sei não...Sou tão complicado...

LEITURA – Ah, não é não. O que esta faltando aqui é um bom leitor.

LIVRO – Talvez,  sabe? Outro dia eu estava na estante e uma professora entrou e eu tive a felicidade de ser tocado por aquelas mãos... Porem, ela só leu uma palavra e devolveu-me no armário...

ESCRITA – Pelo menos alguém já sabe que você existe e se é uma professora muito melhor! Ela pode te  indicar para algum aluno...

LIVRO – é... talvez...

LEITURA  - Sabe,  Escrita, acho que o livro tem razão.
 
ESCRITA – Razão do quê?

LEITURA – Os estudantes precisam ler mais... mais... mais...

LIVRO  - E se eles  não leem  vão aprender pouco na escola.

LEITURA – E se os alunos aprendessem a ler mais,  quando saíssem da escola a LEITURA os levaria a aprender muito mais na vida....

LIVRO  - Ééé... "A leitura é uma herança maior do que qualquer diploma..."

ESCRITA – Ah, e tem mais. Quem lê pode escrever bem também., ih até o pensamento vai melhorando, vai ficando mais esperto...


(TOCA A MUSICA) – A Leitura vira o livro mostrando o lado em que está escrito : DICIONARIO.

(LEITURA E ESCRITA fazem  cara de espanto e começam a rir...)

ESCRITA – Sabe, Sr. Livro qual e o seu  pequeno problema?  Por que ninguém te lê...assim .... todinho?

LIVRO – Por quê?   (o dicionário demonstra curiosidade)

ESCRITA – Você é UM DICIONÁRIO e ficará sempre aqui. As pessoas só vão te procurar para fazer consultas sobre as palavras, conhecer novas significações... Você é como um “GRANDE SABEDOR” e todo leitor sempre vai precisar de consultar você, e,  claro, todo escritor também...

LIVRO – Sou não. Já ouvi falar que o dicionário é o PAI DOS BURROS!!!

LEITURA – Ah, isso não. Você é o melhor. Sabe mais que os outros livros... Conhece todas as palavras... Pare de ser tão chorão...

ESCRITA – Eu dependo de você para sair toda bonita por ai.

LEITURA – E eu dependo de uma boa escrita para ser uma boa leitura.

LIVRO – É ... acho que vocês tem razão. Eu é que estou ficando velho, pesadão, chorão, também com tantas palavras... Todos os dias estão inventando palavras novas...

LEITURA – Eu sei.  Eu entendo você. Acho que isso é crise existencial. Mas não se preocupe, isso acontece com todo mundo. E mesmo sem sair desta biblioteca você é muitíssimo importante para muitas leituras.... E, não se aborreça com essa história de engordar...

ESCRITA – Deixa o povo inventar palavras... Carlos Drummnd de Andrade já disse que lutar com as palavras é a luta mais vã, no entanto, lutamos... E elas são muitas e nós... tão pouco...

TOCA A MUSICA NOVAMENTE  as personagens saem do palco.


Retornam e falam (em coro)


 
“A leitura é uma herança melhor do que qualquer diploma” *


Ao final, declamar, em forma de jogral, o texto


de


Lygia Bojunga Nunes 








Despedem-se do público e cantam um trechinho da música:

 “Só peço um favor, se puder, não me deixe em um canto qualquer...”
 
(Toquinho)


* Citação de Luiz C. Cagliari  - Livro: Alfabetização e Linguistica -  Editora Scipione

 
Sara Maria em junho de 1993. 

4 comentários:

  1. Lembro que minha turma também representou este texto, o ano não me recordo bem, talvez 1996/97. Lembro que fui a Escrita e a Sborchia foi a Leitura, não consigo me lembrar quem foi o livro. Foi muito boa nossa experiencia de atores.

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  2. Verdade, Sandra!!! A sua turma foi a melhor... Vocês já estavam no Ensino Médio e eram bons em teatro... Não consegui gravar vocês, porque não sei o que fiz com a filmadora e ela não "captou" as imagens... Vocês foram ótimos... A Sborchia improvisou um trecho assim: "New York fica logo aliiiiii". Não lembro como ela contextualizou... Amei!! Por isso, acredito mesmo que vocês tinham uma mágica de transformar e deixar mais belo!! Lembro do rosto do menino que fez o papel do livro... Mas o nome também não... Vocês foram ótimos!!! Bjs!!

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    1. Sara, investigando meu arquivo pessoal.. srsrs.. eis que encontro uma foto do dia. O livro era o Miguel, eu a Escrita, a Sborchia a Leitura e o Luiz a super Traça. Bom, não nos tornamos atores, mas desenvolvemos boas habilidades para trabalhar com pessoas e em público. O Luiz é hoje professor de anatomia na UNOPAR e nos três você já sabe. Conversando com a Andreza, lembramos muitas partes do texto, na época fizemos algumas alterações, com sua aprovação, para deixá-lo mais com nossa "cara". Mais uma experiência compartilhada com você, que não esqueceremos... lições para a vida!!! <3 bjs

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    2. Ah, Sandra... o nome é Luis.... lembro da carinha dele.... Então, ele foi a Traça!! Que bacana!! Pena que não fiquei com uma cópia das adaptações que vocês fizeram... Verdade, mais uma experiência de todos nós... Se encontrar o Luis, fale que mandei um abração!! Se for possível, manda a foto pra mim???!!!! rsrsrss Bjão, Sandra!

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