de como um João-de-barro anima as conversas
no Sítio
"Numa
casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velhinha de mais de
sessenta anos. Chama-se Dona Benta.
Quem
passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos
de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas – Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem.
Narizinho
tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns
bolinhos de polvilho bem gostosos.
Na casa ainda existem duas pessoas – Tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo.
Emilia
foi feita por Tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em
cima que é ver uma bruxa.
Apesar
disso, Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem
se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira.
Além
da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do
pomar.
Suas
águas muito apressadinhas e mexeriqueiras correm por entre as pedras negras de
limo, que Lúcia chama as “Tias Nastácias do rio”.
Todas
as tardes Lúcia tomam a boneca e vai passear a beira d’água, onde se senta na
raiz de um velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris.
Não
há peixe do rio que não a conheça; assim que ela aparece, todos acodem numa
grande faminteza. Os mais miúdos chegam pertinho; o graúdo parece que
desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados, a espiar de longe. E nesse
divertimento leva a menina horas, até que Tia Nastácia apareça no portão do
pomar e grite na sua voz sossegada:
- Narizinho, vovó está chamando!...
O
jardim de Dona Benta fica nos fundos da sala de jantar, um verdadeiro amor de
jardim, só de plantas antigas e fora de moda.
Flores do tempo de sua mocidade: esporinhas, damas-entre-verdes, suspiros, orelhas-de-macaco, dois pés de jasmim-do-cabo, e outro, muito velho, de jasmim-manga.
Plantado
na calçada e a subir pela parede, o velhíssimo pé de flor-de-cera, planta que
os modernos já não plantam porque custa muito a crescer.
Até
cravo-de-defunto existe lá, flor com que Narizinho implica por ter “cheiro de
cemitério”.
E
o pomar?
O pomar fica nos fundos da casa, depois do “quintal da cozinha”, onde há um galinheiro, um tanque de lavar roupa e o puxado da lenha.
O poço velho fora fechado depois que Dona Benta mandou encanar a agüinha do morro.
Por que delícia?
Porque
as árvores são muito velhas, e árvore quanto mais velha melhor para a beleza e
a frescura da sombra.
Árvore nova pode ser muito boa para dar frutas bonitas, baixinhas e fáceis de apanhar. Mas para a beleza não há como uma árvore bem velha, bem craquenta, com os galhos revestidos de musgos, liquens e parasitos.
É
tão antigo aquele pomar que os vizinhos até caçoam. Vivem dizendo:
- O pomar de Dona Benta está tão velho que qualquer dia se Poe a caducar. As jaqueiras começam a dar mangas e as mangueiras a dar laranjas.
Mas Dona Benta não faz caso. Não admite que se corte uma só árvore – nem o pobre pé de fruta-de-conde encarangado.
Dona Benta diz que cada uma delas lembra qualquer coisa da sua meninice ou mocidade.
- Este pé de laranja-baiana – costuma dizer – foi primeiro que tivemos aqui, e dele saíram os enxertos dos outros. Naquele tempo, laranja-baiana era uma grande novidade. A muda foi presente do defunto Zé das Lombrigas, um português muito trabalhador que morava numa chácara perto da vila.
Impossível haver no mundo lugar mais sossegado e fresco, e mais cheio de passarinhos, abelhas e borboletas.
Como
Dona Benta não admite por ali nenhum menino de estilingue, a passarinhada se
sente à vontade e faz seus ninhos como se estivessem na Ilha da Segurança. O
próprio bodoque de Pedrinho não funciona no pomar.
E que passarinhos existem?
Oh, tantos!... No tempo o pomar enche-se de sabiás de peito vermelho, amigos de cantar a célebre música-dos-sabiá que os pais vão ensinando aos filhotes, sempre igualzinha, sem a menor mudança. E há os sanhaços cor de cinza clara. E as saíras azuis. E as graúnas pretíssimas. E muito canário-da-terra, muito papa-capim. Tiziu, pintassilgo, rolinha, corruíra...
Mas
o rei do pomar é o joão-de-barro. Na paineira grande, bem lá no fundo, moram
dois, num ninho feito de argila, em forma de forno de assar pão. É o casal mais
amigo possível. Não se largam nunca. Onde está um, também está por perto o
outro. E se por acaso um se afasta um pouco mais, volta e meio solta uns gritos
como quem pergunta: “Onde você está” – e o outro responde: “Estou aqui”.
E, de vez em quando cantam juntos aquele terrível dueto que mais parece uma série de marteladas estridentes e alegres.
-
Que coisa interessante, vovó! – disse Pedrinho um dia, quando passava as férias
no Sítio. – Repare que eles sempre cantam ou gritam juntos. Um faz uma parte e
outro faz o acompanhamento, como no piano...
E é assim mesmo. São tão amigos que até para cantar “cantam a duas mãos”, como diz a boneca Emília.
Certo ano o casal resolveu construir um ninho novo em outro galho da paineira, e durante quinze dias o divertimento dos meninos foi acompanhar de longe aquele trabalho.
Os dois passarinhos traziam da beira do ribeirão um pelote de barro no bico e ficavam ali a colocar aquela massa no lugar próprio, e a bicá-la cem vezes para que ficasse bem ligadinha.
Enquanto
um se ocupava naquilo, o outro voava em busca de mais barro. Nunca estavam os
dois no mesmo serviço; revezavam-se.
À
tardinha interrompiam o trabalho, cantavam o dueto com toda a forca e depois se
acomodavam no ninho velho.
O mais curioso foi que, depois de acabado o ninho novo, eles, em vez de se mudarem, resolveram fazer um segundo ninho em cima daquele.
Quem primeiro notou isso foi o Visconde de Sabugosa, que foi, todo assanhado, contar a Dona Benta.
- Venham ver – disse o sabuguinho. – Eles terminaram ontem a construção do ninho novo, mas não se mudaram do velho; em vez disso estão construindo um segundo ninho sobre o novo – uma espécie de segundo andar.
Dona Benta foi com os meninos e viu.
- Por que será, vovó? – quis saber Pedrinho.
- Não sei, meu filho, mas os dois passarinhos devem ter lá suas razões.
- Eu sei – berrou Emília. – É para alugar!...
Todos riram.
-
Eu acho – disse Narizinho – que é para acomodar os filhotes quando chegarem ao
ponto de voar.
- Isso não – observou Dona Benta. – Porque se os pais construíssem casas para os filhos, estes não aprenderiam a arte da construção e essa arte se perderia. É fazendo que se aprende.
- Mas então esses passarinhos raciocinam, vovó – têm inteligência...
- Está claro que têm, meu filho, a Inteligência é uma faculdade que aparece em todos os seres, não só no homem. Até as plantas revelam inteligência. O que há é que a inteligência varia muito de grau. É pequeníssima nas galinhas e nos perus, mas já bem desenvolvida no joão-de-barro – e é um colosso num homem como Isaac Newton, aquele que descobriu a Lei da Gravitação Universal".
(MONTEIRO LOBATO. de como um joão-de-barro anima as conversas no sítio. In: O Sítio do Pica-pau Amarelo. 4ª. Edição. São Paulo: Editora Brasiliense; 1991.)
Assim fica fácil e bem resumida a história do sitio, e mais fácil ainda mostrar um pouco do nosso grande Monteiro Lobato.
ResponderExcluirOlá, Alessandra!! A história está na íntegra. É apenas um capítulo. E realmente o leitor percebe que ler Monteiro Lobato é fácil. Bjão. Obrigada!
ExcluirAmo à história do Picapau Amarelo é ótimo pra mim fazer pesquisa e os trabalho dos meus alunos
ExcluirGostaria de ler o capítulo onde a Emília vira menina de verdade. Obrigada!
ResponderExcluirGostaria de ler o capítulo onde a Emília vira menina de verdade. Obrigada!
ResponderExcluirOlá Jessica!! Abraços.
Excluirbom!!
ResponderExcluirAbraços, Evellyn!!
Excluirgostei muito
ResponderExcluirAchei bem legal❤🍃
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirCOMO FAZ PARA EMPRIMIR
ResponderExcluirQue saudades!!! Lembra minha infância!! Vou resgatar estas histórias de Monteiro Lobato com os alunos.
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