“A
diferença entre uma coisa e a mesma coisa é
o
olhar que lançamos à coisa”.
A leitura é um
processo longo que se inicia no berço. A criança aprende a “ler” aqueles que
estão ao seu redor e compreende, rapidinho, qual é o colo que melhor o
aconchega... Qual a cantiga mais afetuosa... Qual o abraço mais seguro...
E é lindo observarmos nos pequenos as suas
escolhas... Elas decorrem de suas leituras, seguidas das suas preferências.
Na primeira infância,
eles já sabem gostar de folhear livros, ver figuras e apontar com o dedinho
aquelas das quais os olhos mais levaram a chamar a atenção.
Assim, os pais que,
desde cedo, desenvolvem leituras diversas com os seus pequenos estão
acrescentando a eles uma significativa também leitura de mundo.
A leitura do mundo é um
processo natural em todos nós. Aprendemos com os outros; lemos o mundo. Isso
acontece até com aqueles que não leem a palavra escrita. Quantas pessoas que
conhecemos e que não aprenderam a ler a palavra escrita e que ensinam coisas
preciosas a respeito da vida, pois são excelentes leitores de mundo.
Paulo Freire, um educador estudioso da leitura,
nos ensina que “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Dessa forma, podemos
entender o quão interessante é ver as nossas crianças, junto com a leitura de
mundo, desenvolverem o hábito da leitura enciclopédica.
E 12 de outubro foi instituído em 2009
pela Presidência da República
como
O “DIA
NACIONAL DA LEITURA”.
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Os pais das nossas
crianças poderão torná-las excelentes leitoras no mais completo sentido.
Sara Maria
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