quarta-feira, 27 de agosto de 2014

OS FILÓSOFOS VIVEM CONOSCO por Eduardo Prado de Mendonça



Hoje publico este texto para uma leitora e queridíssima  amiga Sandra (SR). 



 

 "Existe uma impressão generalizada de que o filósofo se compraz no cultivo de um modo de viver de e de pensar exóticos, que é razão para que o julguemos vivendo um tipo de vida incomum. Por isso consideramos sempre que há uma grande distância entre o modo de viver e de pensar dos filósofos e o viver dos homens em geral. Na verdade, porém, os filósofos convivem conosco.


Assim como a atmosfera em que vivemos está povoada de seres invisíveis, que aspiramos em nossa respiração, sem o saber (p. ex..: cada cm3 de ar tem milhões de moléculas de ar), a atmosfera de nossa vida de pensamentos está povoada de ideias de filósofos, que fazemos círculos, sem ter a menor consciência disto.


Propomo-nos, assim, chamar a atenção para o que efetivamente acontece: os filósofos, que julgamos muito distantes de nós, vivem conosco, ao nosso lado, e até em nós mesmos, presentes em nossos próprios pensamentos. Nós os conduzimos conosco, sem o saber.


Quantos brasileiros ignoram que o lema “Ordem e Progresso” inscrito em nossa bandeira foi tomado da filosofia positivista de Augusto Conte (1798-1857) !


Da mesma forma, passou a ser um ditado popular a expressão “Contra fatos não há argumentos”. É do próprio positivismo que retiramos este princípio.


Quando encontramos alguém que julga que a vida deva consistir no gozo dos prazeres sensíveis, aí está, sem o saber, um epicurista.


Por outro lado, se encontramos alguém que afirma que cada um tem a verdade para si mesmo, estamos diante de um relativista.


Quando alguém nos diz, por exemplo, que uma obra de arte não tem valor em si, mas vale pela impressão causada no espectador, e admite que cada um possa ter uma impressão complementa diversa sobre o mesmo objeto, ele está assumindo uma posição que, em filosofia, se chama subjetivismo.


os que julgam que a razão tem um valor absoluto, e tudo pode ser aplicado pela razão. Estes estão na linha do racionalismo.


LIVRO O MUNDO PRECISA DE FILOSOFIA EDUARDO PRADO DE MENDONÇA - LivrosPoderíamos alargar por muito tempo ainda a série de exemplos. Basta-nos, contudo, mostrar que os homens carregam consigo posições filosóficas, assumidas sem saber. Os filósofos não se afastam da vida. Eles vivem conosco, marcando a vida humana com sua presença constante. Os homens que julgam não afastar-se da vida, estes, por não se ocuparem da filosofia, estes sim podem estar afastados da realidade, pois deixam, por deficiência de concepção, de viver como poderiam e deveriam viver. "   
  
 

 (MENDONÇA, Eduardo Prado de. O mundo precisa de filosofia. Rio de Janeiro: Agir, 1968)

5 comentários:

  1. Sara querida, procurei muito uma palavra que traduzisse o meu modo de pensar, sentir e agir, e eis que surge você, sabedora das palavras, e me apresenta o epicurista.
    Estou assim, não gosto de rotular, mas hoje diz muito do meu ser.
    Decidi gozar a vida AGORA. Não quero esperar envelhecer para trabalhar menos, para ficar mais tempo com os meus, para viajar, para dizer as pessoas que as amo e que as quero por perto. Não quero esperar me aposentar para começar algum curso, para conhecer um lugar lindo, a terra de minha família, enfim não sei fazer planos, me especializei em executá-los.
    ... Quero estar bem presente, no presente!!!
    ... E assim, só há o que agradecer...
    Amo você <3 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, também não vejo melhor jeito de ser feliz do que valorizar as pequenas coisas... Gosto demais de pequenos gestos, olhares, abraços, recadinhos... Há tanta coisa que parece tão pouco, mas que alegram tanto a nossa alma...

      Também vejo que você está certa na sua filosofia de vida... A vida é rápida demais é como um vapor... E tudo passa sem que nós nem percebamos... Gostei dessa parte "nem sei fazer planos, me especializei em executá-los"... Bem assim, executar o que é bom. O que vai alegrar o coração do outro e aceitar as diferenças... Também sou epicurista se é assim que os "filósofos" de plantão nos classificam... rsrsrs Bjs, minha linda!
      Gosto sempre de pensar que em tudo há um lado bom... Basta saber olhar, porque a diferença entre uma coisa e a mesma coisa é apenas o modo de ser ver... Bjão, Sandrinha!!

      Excluir
    2. http://pausapraleitura.blogspot.com.br/2011/07/basta-uma-simples-espera-um-sorriso-um.html

      Esse você já conhece, Sandra!!

      Excluir