quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

É ISSO, JOÃO por Sara Menck



 Bom, prometi um texto ao meu filho mais velho no dia do aniversário dele. Confesso que não soube fazê-lo, mas como promessa é dívida, aqui está o que consegui de mim.

 Acredito que ele não ficará surpreso. "Essa é minha mãe", dirá!! Fazer o quê?? Melhor ler...

Então, João, eis o que tenho a dizer hoje: 




É mais um niver... Lembro-me de você criança e quando tomar  um remédio fazia-se necessário, nós avisávamos: “é amargo”, “é ruim mesmo!”.  Outras vezes, quando precisava de algo mais forte, vinha  injeção. “Vai doer, mãe?”. “Sim, isso dói!”.

Gostaria que o meu orientar fosse diferente, mas essa é a verdade: às vezes, precisamos engolir “o bocado seco”, o gole amargo. Faz parte. Que fazer?  É só aprender a crescer. E crescer, muitas vezes, dói também.

Enfim, tornar-se mais velho é algo que exige responsabilidade, atitude, acertos... E, felizmente, isso não é difícil.


Olha só, assim como na vida acadêmica, viver demanda constante pesquisa e defesa de uma tese... 


Em primeiro lugar, para o embasamento teórico, sempre indicamos um autor:  Deus.  E todos os outros que acrescentar, consulte as referências... São coerentes com esse Autor?  Jamais subestime os outros. Cuidado com as falácias... Desenvolva uma aprendizagem para realizar as mudanças... A gente muda muito ao longo da vida!


Dessa forma, poderá “escrever” a sua justificativa com a certeza de que aquilo que foi visto e entendido está claro e fácil de aplicar, mas há as hipóteses... E é preciso testar para se chegar a uma possível conclusão. No fim, não há como afirmar e bater o martelo como tudo acabado... Pesquisa é assim como uma corrida. Vem um, pega o bastão e vai. Depois passa para outro e outro e mais outro...

Claro, será sempre questionado. O bom pesquisador é firme, fiel, constante... 

 Elabore hipóteses, faça comparações, análises...  Verifique sempre os resultados... Estabeleça os objetivos... Faça as escolhas.


Se tiver de voltar e refazer, faça-o também! Refaça outra vez e de novo. Errar é humano e o erro, assim como na pesquisa, é - também - o ponto de partida para melhorar o aprendizado... O melhor é buscar o acerto. Jamais maquie, ou falsifique resultados...


Em todo o seu percurso, o dinheiro é necessário. Isso é bom, faz adquirir bens materiais, mas não se esqueça: honestidade, respeito, dignidade, elegância... não, não estão à venda.


Preocupe-se com o que você foi, é e será. O que você quer de você? Não se esqueça: a preocupação com Status é algo parecido com falta de personalidade. Fazer o que imagina que  o “outro”  acha bonito, ou deseja ver , mata o “eu”. 


Mas cuidado!! Viver é realizar a mais bonita pesquisa... Depois de tudo, verá que - na vida - a sua tese foi defendida dia a dia...


Ser feliz é fácil. Basta ser sincero, amar, respeitar... Enfim, como bom pesquisador, saberá sempre onde encontrar os mais nobres sentimentos e, como consequência, atitudes acertadas. 

Saiba perdoar tantas quantas vezes forem necessário. E, se errar, não tenha medo de pedir perdão. Continue com o seu jeito simples. Não abandone aquilo que o seu avô materno gostava tanto: a sua humildade.


Parabéns, meu jovem. Amamos você (precisava mesmo dizer isso?). Temos visto as suas mudanças e escolhas e estamos felizes. Deus abençoe,meu menino!!!

Ah, obrigada pelo caminho de companheirismo que me ajudou a percorrer, principalmente aqueles tão, tão cheios de pedras. Pra mim, esse é o seu melhor e mais bonito título.

arquivo smms - JPMS



Sua mãe


Sara Maria  em 23 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário