terça-feira, 27 de dezembro de 2011

"MATURIDADE?? por Sara Menck






 
Já há algum tempo compreendi que nunca mais estarei só.

Que não devo esperar  tanto do outro;

E que ninguém mais me causa espanto, decepção.

Aprendi, também,  que devo aceitar as várias identificações.

Se condeno, 
                                                                 
                                                                    desaprovo, 
                                                  
                                                                                                                      discordo;

Não posso espalhar o que não aceito como certo;

Não se valoriza o que não é bom.


Agora o melhor é observar os bons exemplos;

A postura de conduta, de caráter;

Examinar mesmo os próprios atos;

Procurar acertar;

Aceitar-me;

Consertar-me sempre.


Vejo que toda a escolha é livre e arbitrária.

Somos o que queremos ser.

Temos o que conseguimos ter.

Construímos o que nos é dado como possível

dentro da própria possibilidade.

Entendo também que o eu torna-se melhor

na doação,

na aceitação,

no perdão.


E que ninguém nos acolherá completamente;

Ninguém terá tudo a nos dar;

Não podemos cobrar demais;

Nunca teremos tudo a ofertar;

No entanto, quantas vezes, o pouco do outro é o tão essencial.

Ah, e as dores?


Essas simplesmente são nossas.

Apenas nossas.

Apesar disso, o outro a completa ou a acalma

no  encontro,ou no desencontro.


Vejo que o fazer de o agora é a soma de tudo

o que escolhemos

e adquirimos ao longo do tempo.


Já sei reparar que o presente será o passado amanha

e o futuro, o resultado desses dois tempos.

São tempos perfeitos e imperfeitos

que se podem tornar mais que perfeitos.


Assim, só dependo do entendimento que

 me é dado como

livre arbítrio

para a busca insaciável de uma Ciência

na construção e constituição


do Eu,
                                  do Tu
                                                                      do  Nós...

 

   








Sara Maria  em 12/10/2010

4 comentários:

  1. Não me recordo o autor mas a frase me veio muito clara ao ler seu texto ... " A poesia é esperta: Diz muito mais do leitor do que do poeta".

    Acredito ter amadurecido, um pouco cedo, meus sentimentos sobre as coisas do mundo. Me lembro que ainda muito menina, ouvi de uma pessoa mais velha ... " acalme seu coração, essa situação vai passar independente do seu querer, agir, chorar, entristecer ou esquecer. O tempo resolverá." Não entendi e nem aceitei este conselho com muito amor. Mas me lembro muito bem, que independente da minha angustia, do meu choro noturno, da minha vontade em resolver do meu jeito as coisas, da minha juventude e disposição, o tempo foi o grande responsável pela calmaria no momento e tudo virou passado.
    A partir desse ponto, todas as outras situações que apareceram se tornaram pequenas, leves. Olhei todas com novos ângulos, procurando entender até onde eu poderia agir e o quanto de minha energia seria depositada. Ouvi outro conselho que jamais esqueci ... " Faça o melhor que você pode com o recurso que você tem", aumentei minha cobrança interna , mas é o que faço desde então.
    Outros conselhos vieram e foram testados a cada situação que a vida me apresentava, algumas vezes diretamente comigo, outras muitas vezes com meus próximos.
    Recentemente aprendi com um grande mestre e querido amigo, que a dor é real mas que o sofrimento é opcional, para a dor tomamos remédio e para o sofrimento basta cuidarmos da alma, alimentá-la com energias positivas, pensamentos do bem, humildade, amor ao próximo, compartilhar nosso tempo, estar entre pessoas queridas.
    Doar sem esperar nada em troca. Esta foi outra lição que a vida me apresentou através de uma pessoa iluminada que cruzou e ficou em meu caminho. Não por expectativa em nada nem em ninguém. tudo o que fizer faça por amor. Hoje a vida e obra de Madre Teresa me fazem muito sentido e geram grandiosa admiração de minha parte.

    "...Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
    Dê o melhor de você assim mesmo.
    Veja que, no final das contas, é entre você e DEUS.
    Nunca foi entre você e as outras pessoas. "

    AMADURECIMENTO ???



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, Sandrinha, que você; as suas leituras; meditações acerca da vida; de você mesma e as suas escolhas - no decorrer da vida - mostram e provam que a menina meiga, com sentimentos e atitudes firmes, nunca deixou de ter maturidade... É como se já nascesse assim. No entanto, foi o modo de administrar o aprendizado que a fez assim... Talvez desde muito criança...

      Acredito mesmo que esse seu jeito de saber crescer, sofrer, perder, ganhar, aborrecer, entristecer, escolher, descartar, amar é algo que nem todos têm... Esse desejo de fazer o melhor, apesar de saber que estamos sujeitos a erros. Isso é o que sempre fez eu ver a menina que conheci de um jeito especial. Especial não apenas para admirar, mas para amar e aprender com ela...

      Sabemos que não nascemos prontos e, muito menos, perfeitos, mas há que se aprender a aprender... Aprender a buscar... a encontrar... a selecionar... a ser...

      Tem gente que adquiri maturidade. Tem gente que o amadurecimento faz parte dele. Assim vejo você.

      Bjs, minha sempre menina querida!! Que lindo o seu texto!! <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

      Excluir
  2. Ah Sara, que linda mensagem ... Obrigada !!!Que os anjos digam amém. Saiba que TODO sentimento é recíproco viu. Se me tornei alguém tão especial assim como me descreve, você tem grande participação, direta e indiretamente. Tens um lugar muito especial em minha vida.
    <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3 <3

    ResponderExcluir