sábado, 29 de outubro de 2011

29 de outubro: DIA NACIONAL DO LIVRO

 


                      29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro”, porque esta é  a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional. Na realidade, nesse dia, foi realizada a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil.
  





LIVRO: a troca






"Prá mim, livro é vida; desde muito pequena os livros me deram casa e comida.

Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé fazia parede; deitado, fazia

degrau de escada;

inclinado, encostava num outro e fazia telhado.

E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro prá brincar de morar em livro.

De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar prás paredes).

Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça.

Mas fui pegando intimidade com as palavras.

E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado
ou de construir novas casas.

Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia;

e de barriga assim cheia me levava prá morar no

mundo inteiro: iglu, cabana, palácio,

arranha-céu,

era só escolher e pronto, o livro me dava.

Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa

 troca tão gostosa que

- no meu jeito de ver as coisas -

é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

Mas como a gente tem mania de sempre querer mais,

eu cismei de um dia alargar a troca: comecei a fabricar tijolo prá - em algum lugar -

uma criança juntar com outros e levantar a casa onde ela vai morar".


Lygia Bojunga Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário