domingo, 17 de julho de 2011

Basta uma simples espera; um sorriso; um encontro; uma música; um amigo; um companheiro...por Sara Menck

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena   (Fernando Pessoa)

arquivo smms
  Epicurista é alguém dado a prazeres ou deleites na vida. Se olharmos e analisarmos certas atitudes das pessoas, vamos observar que alguns não se importam com conforto, elegância ou coisas luxuosas; já outras são dadas a certos prazeres, ainda que pequenos.

Por exemplo, degustar um vinho - de boa qualidade - em uma taça bem talhada em vidro finíssimo é diferente de fazer isso, usando um copo comum. Se examinarmos bem esse pequeno ato, podemos observar que há nele, realmente, uma diferença. Claro, a importância, ou não, disso, vai depender do olhar de cada um, ou melhor, do gosto.

Vejo que certas coisas nos são importantes, outras não; mas há situações em que, além de serem importantes, são relevantes para o nosso bem-estar no dia a dia...  Na vida...

E este  momento, da minha vida, autoriza eu afirmar, com certeza, que coisas simples nos fazem mesmo felizes.

            Fiz uma pequena e simples viagem neste final de semana e tudo aconteceu de forma natural e tranqüila. Ao desembarcar no meu destino do passeio, enquanto descia uma escada rolante, entre bolsas e malas, tentei fazer uma ligação para o meu irmão ir nos buscar.

           Porém, antes mesmo de terminar a digitação do número, deparei com ele, lá na frente, sentado, solitário, e o sono desenhado no rosto de quem acordara antes das 6h da manha. Estava lá, à nossa espera. Senti um conforto tão grande. Que bom vê-lo e que bonito aquele sorriso que caminhou ao nosso encontro.
Eis uma coisa simples com valor inexplicável. Naquele momento, lembrei de um trecho de Saint–Exupery em “O Pequeno Príncipe” quando ele diz assim: se vens às quatro, estou desde as três a tua espera”. E que bom quando alguém nos espera e nos recebe, seja a hora que for, seja onde for.

Para receber bem é preciso ser amigo. Só o bom amigo recebe bem. O verdadeiro amigo é companheiro. E na nossa caminhada por essa estrada chamada vida, precisamos de companheiros. Aqueles companheiros valentes e corajosos que estão juntos na ida, na volta; na subida e na descida. Um verdadeiro amigo que sabe ser companheiro é capaz de dividir até mesmo o gosto pelas coisas simples.

E vejam só como um gesto tão simples – quando valorizado -  pode nos proporcionar um sentimento tão bom.
Enfim, vejo que o meu jeito epicurista de ser é valorizar as coisas simples da vida. Sempre fui assim. Sou muito feliz com as pequenas coisas.

         Agora por exemplo, em minha casa, um violão está silencioso. Um teclado emudeceu.  Há uma ausência da melodia que esses instrumentos proporcionam - alternadamente - em meu lar. Esses sons me encantam tanto, quando ecoam em todos os cantos...

Agora, essa ausência me faz lembrar que o meu menino -  amigo e companheiro -  está longe de casa. E nem é tão longe assim...E nem faz tanto tempo assim...
 Esse silêncio me faz lembrar o quanto sou feliz quando ouço esta melodia: o meu filho está em casa.

É uma simples música... É um simples toque... 

Mas, eu gosto demais de coisas simples, nem preciso de uma taça chique com o melhor vinho para ser feliz.

            Basta um simples encontro; um sorriso;  uma música; um amigo; um companheiro...

Sara Maria


4 comentários:

  1. Lindo,pois é um sorriso, a música, escutar um bença mãe...já o bastante para se sentir feliz!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade, Lu!! São coisas que parecem tão pequenas, mas que se tornam imensas no coração!!

    ResponderExcluir
  3. Pequenas gentilezas alegram a alma !!! ... Para receber bem é preciso ser amigo ... acolher o outro com os olhos da alma, com amor.

    Seja sempre bem vinda minha querida <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha linda!! Bjs!! Você também é sempre bem-vinda! Bom ter você aqui também!!! <3

      Excluir